Síntese da zeólita LTA empregando um resíduo industrial gerado na produção de silício para a fabricação de placas solares: estudo de temperatura de dissolução

Autores

  • Mikael Breno UFRN Autor
  • Manuela Silva M. de Oliveira UFRN Autor
  • Sibele B. C. Pergher UFRN Autor

Palavras-chave:

Síntese; zeólitas; resíduos industriais; placas solares.

Resumo

Com a crescente demanda por energia renovável, a indústria de placas solares tem crescido muito, demandando um maior consumo de dióxido de Silício (SiO2). Para a produção deste, numa pureza desejada para o emprego em placas solares, se gera uma quantidade significativa de resíduos, especialmente um pó que contém aproximadamente 93,3% de SiO2. Este resíduo é produzido em grandes quantidades e ainda não tem um destino definido [1]. O estudo se propõe a investigar a viabilidade da síntese da zeólita LTA a partir desse resíduo, explorando variáveis críticas, mais especificamente, o estudo de tempo e temperatura de dissolução deste resíduo. Para tal, seguiu-se o modelo padrão de síntese da IZA (International Zeolite Association), adotando o tempo de cristalização de 1 hora, e variando o tempo de dissolução do resíduo em 30 minutos, 1 hora e 2 horas, sob as temperaturas de 60 °C e 80°C. Os materiais sintetizados foram denominados da seguinte forma: LTARL_XTYG, onde LTA se refere a estrutura da zeólita LTA, RL se refere ao resíduo industrial empregado, “X” faz referência ao tempo de dissolução, T = M para minutos e H para horas, “Y” corresponde à temperatura adotada e G a graus.

Por meio da caracterização por Difração de Raios X (DRX) da zeólita LTA sintetizada a partir do resíduo, é possível observar a presença de picos de difração característicos da zeólita LTA, com posições angulares correspondentes aos planos cristalográficos conhecidos dessa estrutura para a amostra LTARL_30M60G, confirmando que a síntese foi bem-sucedida na formação da fase desejada. Quando analisados em conjunto com a micrografia (MEV) da amostra, pode-se observar a presença significativa de aglomerados e cristais deformados. A presença de aglomerados pode ser atribuída à inadequada dispersão do material precursor durante a síntese ou à insuficiente homogeneização do gel de síntese. Esse fenômeno pode resultar na formação de regiões onde os cristais de zeólita tendem a se aglomerar, o que pode impactar negativamente a distribuição uniforme dos poros e, consequentemente, as propriedades adsortivas e catalíticas da zeólita. Pode-se concluir portanto que foi possível sintetizar a zeólita LTA a partir do resíduo em temperaturas de síntese relativamente baixas e menores tempos de dissolução com boa cristalinidade e elevada intensidade de picos. Ainda assim, estudos para melhor dispersar e disponibilizar o resíduo de partida no meio reacional ainda mostram-se necessários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

[1] OLIVEIRA, Manuela Silva Martins; NASCIMENTO, Rubens Maribondo;

PERGHER, Sibele Berenice Castellã. Síntese do Material Zeolítico LPM-12 de Tipologia

EDI a partir do resíduo silicoaluminoso gerado na extração do Lítio do

Espodumênio. PERSPECTIVA, Erechim, v. 42, n. 159, p. 119-126, set. 2018.

[2] ELIAS, Emanuel Bruno Costa Dantas. Síntese de materiais zeolíticos a partir de

resíduo industrial proveniente da produção de placas solares. 2022. 60 f. Monografia

(Graduação em Química Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

Centro de Ciências Exatas e da Terra, Natal, RN, 2022.

[3] PARK, S. et al. Synthesis of zeolite A from coal fly ash: Optimal synthesis conditions

and results. Journal of Hazardous Materials, v. 121, p. 237-241, 2005.

[4] MARTINS, R. A. et al. Zeolite synthesis using waste materials: Economic and

environmental benefits. Materials Today Proce edings, v. 8, p. 346-353, 2019.

[5] SOUSA, B. B.; REGO, J. A. R.; BRASIL, D. S. B.; MARTELLI, M. C. Síntese e

caracterização de zeólita tipo sodalita obtida a partir de resíduo de caulim. Cerâmica, v.

66, p. 404-412, 2020.

Downloads

Publicado

15-11-2024

Edição

Seção

Síntese e caracterização de catalisadores e adsorventes.

Como Citar

BRENO, Mikael; SILVA M. DE OLIVEIRA, Manuela; B. C. PERGHER, Sibele. Síntese da zeólita LTA empregando um resíduo industrial gerado na produção de silício para a fabricação de placas solares: estudo de temperatura de dissolução. XIV Encontro de Catálise do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, Brasil, 2024. Disponível em: https://submissao.sbcat.org/index.php/xivencat/article/view/67. Acesso em: 26 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

11-20 de 40

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)