Uso de bentonita como fonte alternativa de Si e Al na síntese de zeólita LTA: influência do tempo de cristalização
Palavras-chave:
bentonita, argila, LTA, fontes alternativas, calcinaçãoResumo
A síntese de zeólitas a partir de fontes alternativas tem sido amplamente estudada, com diversos trabalhos publicados demonstrando o uso de materiais não convencionais como substitutos de reagentes padrões. Exemplos incluem a utilização de cinzas de carvão mineral, que, por meio de processos de fusão alcalina e tratamento hidrotérmico, ou apenas por processos hidrotérmicos, permitem a extração de silício e alumínio da matéria-prima para a síntese de zeólitas, como por exemplo a zeólita LTA [1, 2, 3]. Além disso, argilas naturais, como o caulim e bentonita, têm sido utilizadas como fontes de silício e alumínio na síntese de diversas zeólitas, as sínteses de zeólitas a partir de fontes alternativas pode ser utilizada para agregar valor a materiais considerados resíduos que por muitas vezes são descartados [4]. Esses estudos mostram o potencial de agregar valor à materiais considerados resíduos para realização de diversas sínteses de matérias como zeólitas. No presente trabalho, a bentonita foi explorada como fonte alternativa de silício e alumínio para a síntese de zeólita LTA. A metodologia envolveu um tratamento da bentonita com uma calcinação a 900°C durante 3 horas, com uma rampa de aquecimento de 5°C/min, o tempo de cristalização para a síntese dessas zeólitas foi realizada dentro de 2h-4h. A influência do tempo de cristalização foi investigada, a fim de otimizar o aproveitamento dos elementos silício e alumínio presentes na estrutura da bentonita para formação da zeólita estudada. Os resultados mostraram a formação de cristais com estruturas características de zeólita LTA e sodalita. As análises de difração de raios X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) confirmaram a estrutura e morfológica da zeólita LTA sintetizadas, de acordo com os padrões da International Zeolite Association (IZA). Assim, ficou comprovada a eficácia da bentonita como fonte alternativa de silício e alumínio na síntese de zeólitas, reforçando a viabilidade do uso de materiais alternativos para a produção desses materiais de alto valor agregado para diversas aplicações na indústria.
Downloads
Referências
[1] MOLINA, A.; POOLE, C. A comparative study using two methods to produce zeolites from fly ash. Minerals Engineering, v. 17, n. 2, p. 167–173, 2004. [2] RAYALU, S.; MESHRAM, S. U.; HASAN, M. Z. Highly crystalline faujasitic zeolites from flyash. Journal of Hazardous Materials, v. 77, n. 1–3, p. 123–131, 2000. [3] WANG, C. F. et al. Influence of NaOH concentrations on synthesis of pure-form zeolite A from fly ash using two-stage method. Journal of Hazardous Materials, v. 155, n. 1–2, p. 58–64, 2008. [4] PETKOWICZ, D. I. et al. Zeolite NaA from Brazilian chrysotile and rice husk. Microporous and Mesoporous Materials, v. 116, n. 1–3, p. 548–554, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Renata Cibely Freire de Lima, Iane M. S. Souza, Ana L. P. T. Bezerra, Sibele B. C. Pergher, Renata M. Braga (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.