Uso de bentonita como fonte alternativa de Si e Al na síntese de zeólita LTA: influência do tempo de cristalização

Autores

  • Renata Cibely Freire de Lima UFRN Autor
  • Iane M. S. Souza Instituto de Inovação SENAI – Energias Renováveis/ ISI-ER Autor
  • Ana L. P. T. Bezerra UFRN Autor
  • Sibele B. C. Pergher UFRN Autor
  • Renata M. Braga UFRN Autor

Palavras-chave:

bentonita, argila, LTA, fontes alternativas, calcinação

Resumo

A síntese de zeólitas a partir de fontes alternativas tem sido amplamente estudada, com diversos trabalhos publicados demonstrando o uso de materiais não convencionais como substitutos de reagentes padrões. Exemplos incluem a utilização de cinzas de carvão mineral, que, por meio de processos de fusão alcalina e tratamento hidrotérmico, ou apenas por processos hidrotérmicos, permitem a extração de silício e alumínio da matéria-prima para a síntese de zeólitas, como por exemplo a zeólita LTA [1, 2, 3]. Além disso, argilas naturais, como o caulim e bentonita, têm sido utilizadas como fontes de silício e alumínio na síntese de diversas zeólitas, as sínteses de zeólitas a partir de fontes alternativas pode ser utilizada para agregar valor a materiais considerados resíduos que por muitas vezes são descartados [4]. Esses estudos mostram o potencial de agregar valor à materiais considerados resíduos para realização de diversas sínteses de matérias como zeólitas. No presente trabalho, a bentonita foi explorada como fonte alternativa de silício e alumínio para a síntese de zeólita LTA. A metodologia envolveu um tratamento da bentonita com uma calcinação a 900°C durante 3 horas, com uma rampa de aquecimento de 5°C/min, o tempo de cristalização para a síntese dessas zeólitas foi realizada dentro de 2h-4h. A influência do tempo de cristalização foi investigada, a fim de otimizar o aproveitamento dos elementos silício e alumínio presentes na estrutura da bentonita para formação da zeólita estudada. Os resultados mostraram a formação de cristais com estruturas características de zeólita LTA e sodalita. As análises de difração de raios X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) confirmaram a estrutura e morfológica da zeólita LTA sintetizadas, de acordo com os padrões da International Zeolite Association (IZA). Assim, ficou comprovada a eficácia da bentonita como fonte alternativa de silício e alumínio na síntese de zeólitas, reforçando a viabilidade do uso de materiais alternativos para a produção desses materiais de alto valor agregado para diversas aplicações na indústria.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

[1] MOLINA, A.; POOLE, C. A comparative study using two methods to produce zeolites from fly ash. Minerals Engineering, v. 17, n. 2, p. 167–173, 2004. [2] RAYALU, S.; MESHRAM, S. U.; HASAN, M. Z. Highly crystalline faujasitic zeolites from flyash. Journal of Hazardous Materials, v. 77, n. 1–3, p. 123–131, 2000. [3] WANG, C. F. et al. Influence of NaOH concentrations on synthesis of pure-form zeolite A from fly ash using two-stage method. Journal of Hazardous Materials, v. 155, n. 1–2, p. 58–64, 2008. [4] PETKOWICZ, D. I. et al. Zeolite NaA from Brazilian chrysotile and rice husk. Microporous and Mesoporous Materials, v. 116, n. 1–3, p. 548–554, 2008.

Downloads

Publicado

15-11-2024

Edição

Seção

Síntese e caracterização de catalisadores e adsorventes.

Como Citar

CIBELY FREIRE DE LIMA, Renata; M. S. SOUZA, Iane; P. T. BEZERRA, Ana Letícia; B. C. PERGHER, Sibele; M. BRAGA, Renata. Uso de bentonita como fonte alternativa de Si e Al na síntese de zeólita LTA: influência do tempo de cristalização. XIV Encontro de Catálise do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, Brasil, 2024. Disponível em: https://submissao.sbcat.org/index.php/xivencat/article/view/36. Acesso em: 26 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 21

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.