Preparação e caracterização de catalisadores zeolíticos para craqueamento e hidrocraqueamento de ésteres e ácidos graxos (HEFA)
Palavras-chave:
HEFA, catalisadores bifuncionais, Ni/H-ZSM-5Resumo
O setor aéreo contribui atualmente com cerca de 3-4% das emissões de gases de efeito estufa, de modo que a substituição de combustíveis derivados do petróleo por combustíveis de aviação sustentáveis se torna imprescindível para atingir as metas estabelecidas pela COP-27. Dentre as tecnologias emergentes, o hidroprocessamento de ésteres e ácidos graxos – HEFA, que consiste na conversão de óleos e gorduras para a produção de bioquerosene de aviação, tem se destacado. Neste processo, os ésteres e ácidos graxos devem ser craqueados na presença de um catalisador bifuncional, contendo sítios ácidos, e sofrerem reações de desoxigenação por reação com hidrogênio em sítios metálicos. O presente trabalho visou a síntese do catalisador ZSM-5, utilizando o método de transformação interzeolítica4, com posterior impregnação de 3% de Ni. Os materiais foram analisados por meio de difratometria de raios-X (DRX), termogravimetria (TG), microscopia eletrônica de varredura (MEV), fluorescência de raios-X (FRX) e análise textural através da fisissorção de N2. Os materiais recém-sintetizados exibiram um padrão de difração de raios-X que é característico da topologia MFI. Como este material não foi preparado com agente orgânico direcionador de estrutura, o material foi submetido a troca iônica com NH4NO3 0,1 mol L-1, seco e calcinado a 500°C por 5 horas, com um fluxo de 50 mL min-1 de ar sintético. Não foram identificadas variações significativas no padrão de raios-X após a calcinação. A análise realizada por microscopia eletrônica de varredura revelou que o zeólito ZSM-5 possui partículas aproximadamente esféricas com diâmetro de cerca de 9 mm, formadas por intercrescimento de cristalitos prismáticos, e também a presença de cristais na forma de prismas retangulares 9,4 mm de comprimento. O zeólito ZSM-5 apresentou uma isoterma hibrida do tipo I e do tipo IV, sugerindo que é um material com poros hierárquicos. Contudo, o método NLDFT revela que 95,3% do volume de poros se deve a microporos e apenas 4,7% a mesoporos. Por fim, a análise de FRX indicou que o zeólito obtido possui uma razão molar SiO2/Al2O3 = 26,2, que os sítios de troca iônica estão ocupados por íons H+ e Na+. Depois da impregnação com 3% de níquel, não se detectaram picos de óxido de níquel no padrão de difração de raios-X e o teor de Ni por FRX foi de 2,29%. No entanto, notou-se uma diminuição na área superficial e no volume de microporos, o que indica que partículas de óxido de níquel em escala sub-nanométrica podem estar obstruindo parcialmente os canais do zeólito ZSM-5.
Downloads
Referências
OZKAN, Mihrimah et al. Forging a sustainable sky: Unveiling the pillars of aviation e-fuel production for carbon emission circularity. IScience, 27, 2024, 109154.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elessandra Góis dos Santos, Lourdes Oliveira Galvão, Thales Marcelo dos Santos, Fernanda Teixeira Cruz, Raildo Fiuza Junior, Mauricio Brandão dos Santos, Delano Mendes de Santana, Silvio Alexandre Beils Vieira de Melo, Artur Jose Santos Mascarenhas (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.