Catalisadores de Ni/SiO2 aplicados na reforma seca do biogás: um estudo comparativo da utilização de quelato de níquel como precursor catalítico

Autores

  • Matheus Santana Borges Universidade Federal da Bahia Autor
  • Akácia Victória Silva dos Santos Universidade Federal da Bahia Autor
  • Carlos Daniel Silva da Silva Instituto Federal da Bahia Autor
  • Denise Santos de Sá Instituto Federal da Bahia Autor
  • Ícaro Vinícius Santana Gomes Universidade Federal da Bahia Autor
  • Denilson Santos Costa Universidade Federal da Bahia Autor

Palavras-chave:

Gás natural, Quelatos de níquel, Hidrogênio sustentável

Resumo

Uma das formas de obtenção de hidrogênio, que vem atraindo interesse devido ao aumento da demanda global por fontes energéticas renováveis, é a reforma seca do biogás (RSM), composto majoritariamente por metano. A RSM é um processo catalítico e os catalisadores baseados em níquel apresentam uma melhor relação custo/benefício[1]. Este trabalho buscou avaliar o desempenho, na RSM, do catalisador 5%Ni/SiO2 obtido a partir da 1,10'-fenantrolina (Ni-Phen), comparando-o com catalisador análogo obtido a partir do método tradicional usando o aquocomplexo de níquel (II) (Ni-Aq). O Ni-Phen foi sintetizado baseando-se no procedimento descrito por [2]. Este foi suportado em sílica mediante mistura física e o material foi calcinado, a 550ºC por 4h sob atmosfera de ar sintético a 50 mL.min-1, obtendo-se o sistema designado por NiP. O mesmo foi feito com o Ni-Aq para obtenção do NiA. Os difratogramas do NiP e NiA foram obtidos, nos quais pôde-se identificar para ambos a fase NiO com estrutura cúbica e um pico largo típico de SiO2 amorfa. Os perfis de TPR-H2  apresentaram, para NiP e o NiA, dois picos de consumo de H2, relacionados à oxidação do Ni2+(no NiO) a Ni0, para espécies de níquel com diferentes intensidades de interação com suporte. Os perfis de TPSR mostram que os catalisadores são ativos para a RSM, com temperaturas de início de conversão distintas (396ºC para o NiP e 451°C para NiA) . As análises de TPO permitiram avaliar a deposição de coque através do cálculo da área sob as curvas do sinal de CO2, permitindo inferir que houve maior deposição de coque para o catalisador obtido do precursor NiA.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

[1] ROSS, J.R.H.; VAN KEULEN, A.N.J.; HEGARTY, M.E.S.; SESHAN, K. The catalytic conversion of natural gas to useful products. Catalysis today, vol. 30. p. 193-199. 1996

[2] CAI, Z.B.; LIU, L.F.; ZHOU, M. Synthesis of nickel(II) complexes containing modified phenanthroline ligands for potential nonlinear optical applications. Optical Materials 35, p. 1481–1486, 2013.

Downloads

Publicado

15-11-2024

Edição

Seção

Catálise aplicada na produção de combustíveis, biocombustíveis, produtos químicos e energia.

Como Citar

BORGES, Matheus; SANTOS, Akácia; SILVA, Carlos Daniel; SÁ, Denise; GOMES, Ícaro; COSTA, Denilson. Catalisadores de Ni/SiO2 aplicados na reforma seca do biogás: um estudo comparativo da utilização de quelato de níquel como precursor catalítico. XIV Encontro de Catálise do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, Brasil, 2024. Disponível em: https://submissao.sbcat.org/index.php/xivencat/article/view/48. Acesso em: 26 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 85

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.