Produção de alfa hidroxiácidos a partir do glicerol da produção do biodiesel

Autores

  • GLENDA FREITAS UFPE Autor
  • Eliane B. M. Medeiros UFPE Autor
  • Nelson M. L. Filho UFPE Autor

Palavras-chave:

alfa hidroxiácidos, glicerol, oxidação

Resumo

A conversão catalítica do glicerol, oriundo da produção de biodiesel, em produtos de maior valor agregado, como os ácidos glicérico e ácido lático, é uma das tecnologias mais promissoras para produtos renováveis. O presente trabalho visa à oxidação do glicerol utilizando um catalisador trimetálico (Pd, Cu, Ni) suportado em carvão ativado(CA), em meio alcalino. A metodologia experimental consistiu na preparação do catalisador, por via úmida, cujas etapasforam impregnação, filtração, secagem, calcinação e redução; e do processo reacional, que foi realizado em reator de vidro borossilicato encamisado do tipo de leito de lama, com capacidade de 1 L, munido de controle de temperatura (50, 60, e70°C), com solução de 0,7 L de glicerol (100g/L), NaOH (60g/L),7 g de catalisador e vazão de de 150L/h.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

YAN, H. et al. Catalisadores de óxido de Ni-Co com distorções de rede para oxidação aprimorada de glicerol em ácido glicérico. J. Catal., v.381, p.248-260, 2020. ZHANG, G. et al. Combined dehydrogenation of glycerol with

catalytic transfer hydrogenation of H 2 acceptors to chemicals:

Opportunities and challenges, v.10, p.962579, 2022.

Downloads

Publicado

15-11-2024

Edição

Seção

Catálise aplicada na produção de combustíveis, biocombustíveis, produtos químicos e energia.

Como Citar

FREITAS, GLENDA; MEDEIROS, Eliane; MEDEIROS, Nelson. Produção de alfa hidroxiácidos a partir do glicerol da produção do biodiesel. XIV Encontro de Catálise do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, Brasil, 2024. Disponível em: https://submissao.sbcat.org/index.php/xivencat/article/view/25. Acesso em: 26 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.