Obtenção de materiais mesoporosos do tipo Al-SBA-16 impregnados com metais de transição para degradação do Óleo de Dendê

Autores

  • Jefferson Filho UERN Autor
  • Alexandro Hígor de Azevedo Costa UERN Autor
  • Profa. Dra. Anne Gabriella Dias Santos Caldeira UERN Autor
  • Prof. Dr. Vinícius Patrício da Silva Caldeira UERN Autor

Palavras-chave:

SBA-16, Alumínio, Metais, Análise Térmica, Óleo de Dendê.

Resumo

Com a necessidade em desenvolver energias renováveis, diversas pesquisas buscam a produção de combustíveis oriundos de fontes verdes. Uma rota viável para produção de biocombustíveis é a utilização de óleos vegetais como matéria-prima, dentre as possibilidades o óleo de dendê possui destaque devido as suas propriedades energéticas e de cultura. Ademais, a utilização de catalisadores mesoporosos do tipo SBA-16 no processo de craqueamento de óleos tem sido de interesse, uma vez que possuem uma estrutura tridimensional facilitando a passagem de moléculas sem haver bloqueio de poros. Contudo, apesar do SBA-16 possuir boa atividade catalítica, estudos buscam modificações a fim de aprimorar este material no âmbito da catálise, sendo uma delas a necessidade de maior acidez nos materiais, podendo ampliar a utilização em diferentes processos. Entretanto, a inserção de óxidos metálicos pode proporcionar mudanças positivas nas estruturas dos materiais e na atividade catalítica, dentre os metais o La e Zr são celebres na indústria catalítica devido a sua versatilidade. Dessa forma, esse trabalho tem por objetivo desenvolver catalisadores do tipo SBA-16, com inserção de Al, impregná-los separadamente com La e Zr e avaliar suas atividades catalíticas frente a degradação do óleo de dendê por análise térmica. Para a síntese do SBA-16 e Al-SBA-16, foi utilizado o método hidrotérmico. Contudo, foi realizado controle de pH para o aluminossilicato, através de uma solução de ajuste. A impregnação do La e Zr ocorreu pós síntese pelo método de excesso de solvente. Os materiais sintetizados foram caracterizados por DRX e FRX. O teste catalítico foi realizado através da análise térmica (TG/DTG e DSC). Os difratogramas obtidos confirmaram a estrutura mesoscópica dos materiais mesoporosos, uma vez que apresentaram os índices de Miller (110), (200) e (211) e indicaram a formação de La2O3 e ZrO2 nos materiais impregnados. O FRX realizado semi-quantificou as porcentagens referentes aos metais presentes na composição química dos materiais, comprovando que a inserção do Al e impregnação do La e Zr, foram realizados com sucesso. Portanto, através do teste catalítico, foi possível perceber que os materiais modificados possuíram maior diminuição na temperatura máxima para degradação e/ou volatilização do óleo de dendê, indicando que a inserção de Al e impregnação de La e Zr contribuem para maior atividade catalítica destes materiais SBA-16. As curvas de DSC apresentam fluxo de calor semelhante, ressaltando que as amostras catalisadas não alteraram o fluxo típico do óleo de dendê in natura. Por fim, a aplicação de catalisadores no craqueamento de óleos vegetais é uma das chaves para transformar recursos renováveis ​​em biocombustíveis eficientes, impulsionando uma transição energética sustentável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

KLEITZ, Freddy et al.. Chemistry of materials, v. 18, n. 21, p. 5070-5079, 2006.

PINNA, Francesco.. Catalysis Today, v. 41, p. 129- 137, 1998.

RESURRECCION, Eleazer P. et al.. Industrial Crops and Products, v. 170, p. 113777, 2021.

CAVALHEIRO, Leandro Fontoura et al. Journal of Analytical and Applied Pyrolysis, v. 157, p. 105223, 2021.

Downloads

Publicado

15-11-2024

Edição

Seção

Catálise aplicada na produção de combustíveis, biocombustíveis, produtos químicos e energia.

Como Citar

FILHO, Jefferson; COSTA, Alexandro; SANTOS, Anne; CALDEIRA, Vinícius. Obtenção de materiais mesoporosos do tipo Al-SBA-16 impregnados com metais de transição para degradação do Óleo de Dendê. XIV Encontro de Catálise do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, Brasil, 2024. Disponível em: https://submissao.sbcat.org/index.php/xivencat/article/view/134. Acesso em: 4 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

71-80 de 81

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)